Dia 8 de março aconteceu no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pato Branco – Sintropab – um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A realização foi do Sintropab, do Sest/Senat e do Rodosul com o apoio do Sintrofab, Sintrodov, Unimed e Sectsupar. O objetivo foi homenagear as mulheres que integram o setor de transporte e as que fazem parte do universo familiar e social do profissional do transporte e comunidade.

A abertura do evento foi feita pelo instrutor do Sest/Senat, Marcos Antônio Rezende, com o lançamento do Programa de Mobilização Anual 2007 que trata do tema Valorização da Mulher. Cada ano é escolhido um tema diferente. Em 2007, a escolha do tema considerou que no setor de transporte as mulheres, principalmente as esposas de caminhoneiros, em função da ausência de seus maridos, acabam por assumir um papel de liderança e influência nas questões de saúde e educação da família.

O presidente do Sintropab Enio Antônio da Luz ressaltou que as mulheres têm seu espaço reservado no sindicato. “A homenagem é mais do que justa uma vez que temos mulheres motoristas de vans, táxi, ônibus e carretas”, finaliza o presidente.

Programação

As 80 participantes assistiram um vídeo que abordou o cotidiano da mulher e acompanharam palestra com os médicos Gustavo e Raquel Gabaldo sobre “A mulher e suas fases”. Ainda foram homenageadas as profissionais que se destacam no setor do transporte. Além de brindes também aconteceu o sorteio de 20 bolsas para cursos on-line (Português e Atendimento Eficaz). O evento encerrou com um coquetel e a distribuição de flores para as participantes.