O Paraná será contemplado em 2025 com uma série de obras rodoviárias estruturantes executadas pelo Ministério dos Transportes, com base nas diretrizes da Portaria nº 392.
A medida estabelece os critérios para a aplicação de emendas parlamentares de bancada estadual (RP 7) e de comissões permanentes (RP 8), com foco em projetos de interesse nacional e regional.
Entre os empreendimentos previstos para o estado estão:
Construção do Contorno Rodoviário em Guaíra, na BR-163/PR
Construção de trecho rodoviário entre Porto Camargo e Campo Mourão, na BR-487/PR
Construção do Contorno Rodoviário em Maringá, na BR-376/PR
Adequação do trecho entre o entroncamento da BR-277 (acesso a Cascavel) e Marmelândia, na BR-163/PR
As intervenções fazem parte de um esforço do Governo Federal para garantir que os recursos de emendas parlamentares resultem em entregas concretas, com impacto direto na infraestrutura de transporte e na economia regional.
Obras com foco funcional e estratégico
De acordo com a portaria, os projetos devem ter estudos prévios, cronograma definido, localização georreferenciada e resultados mensuráveis, como a conclusão de trechos operacionais ou a ampliação de capacidade em rodovias federais. A exigência busca evitar a pulverização de recursos e garantir maior efetividade na execução orçamentária.
No caso do Paraná, os contornos em Guaíra e Maringá são obras esperadas há anos, tanto pela população quanto por transportadoras e produtores rurais, que dependem das rodovias para o escoamento de safra e acesso a centros logísticos. Já o trecho entre Porto Camargo e Campo Mourão, na BR-487, atende a uma região de forte produção agroindustrial e conecta importantes corredores rodoviários do estado.
A adequação entre a BR-277 e Marmelândia, por sua vez, é estratégica para a região de Cascavel, um dos principais entroncamentos logísticos do Oeste paranaense, onde o tráfego de cargas e passageiros é intenso e crescente.
Expectativas e articulação
A execução das obras está condicionada ao atendimento dos critérios técnicos e legais definidos pelo Ministério dos Transportes. Além disso, caberá à Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do ministério garantir o alinhamento com os entes envolvidos e a transparência na aplicação dos recursos.
As intervenções no Paraná contam com o apoio de parlamentares da bancada estadual e estão inseridas no contexto do novo marco das emendas de bancada, previsto na Lei Complementar nº 210/2024. Segundo essa legislação, os projetos devem estar no sistema Obrasgov e fazer parte de políticas públicas definidas como prioritárias.
Fonte: Catve & Com