Diretores do Sintropab se encontram com deputada estadual Luciana Rafagnin

Na quinta-feira (29), o presidente do Sintropab, Fenando Lunardi e os diretores Gervásio Fritzen (secretário Geral), e Claudir Roberto Souza Netto (secretário de Imprensa e Comunicação), estiveram em Francisco Beltrão, onde encontraram a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT).

Além de acompanhar o balanço das atividades desempenhadas pela deputada em 2023, os diretores do Sintropab, entregaram a Luciana uma carta pedindo a viabilização de recursos para a construção da nova sede do Samu Sudoeste.

Leia a carta completa:

Senhora deputada estadual, Luciana Rafagnin

É com grande estima que o Sintropab (Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários Urbanos e em Geral, Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pato Branco), por meio de seu presidente, Fernando Lunardi respeitosamente se dirige a senhora.

Sabemos da incansável luta da senhora ao longo dos anos, em defesa dos movimentos sociais, das organizações de mulheres e sindicatos, bem como a valorização da vida, e o acesso a saúde de qualidade por toda a população.

Não distante a isso, ainda nos é muito presente na memória, sua manifestação em 2022, alertando que sem aumento de repasse de todas as esferas governamentais, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e em especial o Samu Sudoeste corria o risco de parar.

Tal serviço se mostrou vital para o Sudoeste, tamanha a resposta de atendimento à população, assim como a qualidade do mesmo. Desta forma também nos mostramos preocupados com o repasse de recursos para o custeio das atividades.

Cabe ainda relembrarmos a autuação incansável, de profissionais da saúde e motoristas condutores em meio a pandemia de Covid-19, sem deixar de lado o compromisso com a sociedade.

No entanto, neste momento voltamos nossos olhares ainda a uma outra demanda existente em nossa região.

Em fevereiro de 2022, o Município de Pato Branco doou um terreno na rua Ivaí, nas proximidades da BR-158, para a construção da sede do Samu Sudoeste. Recordamos que em 2018, o Estado cogitou a possibilidade de unificação da Central de Regulação dos Serviços de Urgência 192 em Cascavel, como forma de redução de custos, lideranças do Sudoeste, inclusive o Sintropab e nossos coirmãos ligados as classes trabalhadoras, se uniram para que de fato isso não ocorresse.

Atualmente, segundo o Censo 2022, o Sudoeste possuiu uma população de 662.669 habitantes, isso sem contar, que o Samu, preconiza o atendimento de todas as pessoas que estão na região, ou seja, inegavelmente atendimentos de pessoas de outras estados e regiões do país, também ocorrem nas bases de nossa região.

Pedimos assim, novamente sua sensibilidade para com o Samu. Neste momento, entendemos que há uma necessidade de união de forças para que, a tão sonhada sede do Samu, com capacidade física, garantindo condições dignas aos trabalhadores, mas também com espaço de qualificação para todos os profissionais saia do papel, e de fato se torne realidade em favor de toda a comunidade do Sudoeste.

Respeitosamente;

Fernando Lunardi

Presidente Sintropab