Inicia nesta quinta-feira (16), Assembleia Geral Extraordinária com os trabalhadores dos setores econômicos de transportes rodoviários

Após a reunião dos representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores do Transportes no Sudoeste, no início do mês, começa nesta quinta-feira (16) e segue até 30 de novembro, a Assembleia Geral para a aprovação do rol de reinvindicações para as negociações 2024, com todos os setores econômicos onde estão presentes trabalhadores em transportes rodoviários.

Como estabelecido no encontro do dia 7, na reunião realizada na sede do Sintropab (Sindicato dos Motoristas, Condutores de Veículos Rodoviários Urbanos e em Geral, Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pato Branco), os três sindicatos do Sudoeste, ou seja, Sintrodov e Sitrofab, além do Sintropab, realizarão suas assembleias simultaneamente, como publicado em Diário Oficial, no Jornal de Beltrão.

O presidente do Sintropab, Epitácio Antonio do Santos faz questão destacar que esta assembleia que terá início na quinta-feira, é fruto de outra assembleia que foi realizada pela Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), em 26 de outubro, em Curitiba. “Nesta assembleia foi aprovado o rol de reinvindicações para 2024”, explica o presidente ao comentar que “fizemos uma reunião no início de novembro, com os sindicatos da região, onde revisamos e corrigimos alguns pontos estabelecidos pela Federação.”

Epitácio esclarece que pelo fato de o Sintropab representar trabalhadores que possuem suas atividades móveis (prova que existem trabalhadores da área de atuação do Sintropab, que viajam para outros estados, e até mesmo países do Mercosul), o período da assembleia é estendido, possibilitando assim, que todos os interessados se manifestem.

Devido a votação da assembleia se encerrar ao final do horário de expediente do Sintropab, o resultado somente será conhecido em 1º de dezembro, na sexta-feira.

Para a votação

Para que os trabalhadores possam votar, o Sintropab vai manter uma urna fixa na sede da entidade, além de urnas em suas subsedes (Chopinzinho, Coronel Vivida e Palmas), além de uma urna itinerante, onde diretores da entidade vão coletar votos dos trabalhadores em trânsito.

“Todos os trabalhadores em transportes rodoviários, das empresas de transporte de cargas e de passageiros poderão votar, assim como as categorias diferenciadas, que são ligadas ao Sintropab, mas que estão ligadas ao comércio, indústria e outros segmentos”, esclarece o presidente.

Ele lembra ainda que trabalhadores associados, e não associados podem e devem participar da assembleia, “porque os acordos e convenções coletivas que firmamos beneficiam a todos com reajuste salarial. E as vantagens que conseguirmos com a negociação valem para todos, independente de filiação ou não.”

Epitácio também destaca que a assembleia deste ano será marcada pelo fato de que dois presidentes assinarão a documentação. Ele pela abertura dos trabalhos, e Fernando Lunardi pelo encerramento, uma vez que em meio ao processo haverá a trocada da diretoria da entidade.

Contato de base

Epitácio afirma que a assembleia é um momento que os trabalhadores podem manter contato com os diretores sindicais para esclarecer suas dúvidas, ao mesmo tempo em que os diretores ampliam o contato com a base. “É uma oportunidade para que ambas as partes se conheçam melhor, haja troca de informações, inclusive explicar que os mais de 40 acordos coletivos com empresas e mais de 150 convenções coletivas que são firmados pelo Sintropab, somente são possíveis devido a assembleia da categoria, que autoriza a negociação.”