Lugar de mulher é no trânsito e onde mais ela quiser

Independentemente do sexo, para dirigir com segurança e evitar sinistros de trânsito deve-se ter em mente sempre o respeito à legislação

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, está chegando e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) traz algumas informações importantes sobre as mulheres e o trânsito.

Segundo dados disponibilizados pelo Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) relacionados às mulheres no trânsito, apesar de os homens serem maioria no trânsito, houve um aumento de condutoras nas categorias “A”, “B”, “AB” e “AD” nos últimos anos. Porém, na categoria “B”, elas superam o total de homens habilitados em pouco mais da metade: 50,2%.

Em relação aos sinistros de trânsito, a PRF constatou em 2022 que dos 99.311 sinistros registrados, apenas 12% envolviam mulheres, cerca de 11.480 contra 87.831 envolvendo os homens, 88% do total.

Algumas estatísticas também afirmam que as mulheres são menos multadas que os homens. Elas praticam direção defensiva também conhecida como “direção segura” que são precauções que devem ser tomadas por todo condutor de veículo para preservar sua vida e evitar sinistros. Quando o motorista toma esses cuidados, torna sua direção mais segura mesmo diante de condições adversas encontradas nas vias, como chuva forte, falhas nas ruas e rodovias, e defeitos no veículo.

Independentemente do sexo, para dirigir com segurança e evitar sinistros de trânsito deve-se ter em mente sempre que o respeito à legislação, à sinalização e aos demais integrantes do trânsito como motociclistas, pedestres e ciclistas não são opcionais, mas uma regra para todos.