Motoristas devem redobrar a atenção com obras de pavimentação da PRC-208 entre Palmas e Clevelândia

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que é ligado a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil), iniciou nesta semana a execução das placas de concreto da obra de restauração da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia. Para o trecho de 45 quilômetros entre os dois municípios, a previsão é de investimento de R$ 188,25 milhões.

Neste momento, os serviços estão em andamento no perímetro urbano de Clevelândia, no trecho entre as rotatórias com a avenida Nossa Senhora da Luz e a rua Crescêncio Martins, ocupando o acostamento e uma das faixas de rolamento, que já haviam recebido melhorias nas semanas anteriores, em preparação para servir de base para o novo pavimento rígido de concreto. Esta técnica é conhecida como whitetopping e já foi empregada com grande sucesso entre Palmas e o Trevo Horizonte, e também será utilizada futuramente no trecho entre Pato Branco e Clevelândia.

Nesta etapa a rodovia fica com operação pare-e-siga 24 horas por dia, sendo necessário bloquear os segmentos da pista que vão receber o concreto, bem como a nova pista, que precisa passar por um período de cura antes de ser utilizada para o tráfego de veículos.

Além da restauração da rodovia, que vai prosseguir até o trevo da Codapar em Palmas, também serão realizados os serviços de implantação de dispositivos de drenagem de águas, sinalização horizontal, sinalização vertical, correção da geometria nas interseções em nível e nos acessos, e demais serviços complementares, como plantio de grama e instalação de defensas metálicas. A previsão é concluir a obra até o final do ano.

Alternativas

Com as obras em andamento na rodovia, o DER/PR recomenda que os usuários utilizem rotas alternativas para evitar longas esperas e a formação de filas:

– SC-155, acesso pelo trevo do Rincão, seguindo por vias catarinenses até retornar ao Paraná em Vitorino;

– PR-459 e PR-449 como ligação entre Clevelândia e Palmas, com parte do percurso em rodovia sem pavimentação.

Dados: AEN/PR