Sintropab firma acordo Coletivo de Trabalho com o grupo Coasul

Nesta sexta-feira (30), diretores do Sintropab (Sindicato dos Motoristas, Condutores de Veículos Rodoviários Urbanos e em Geral, Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pato Branco), firmaram o acordo coletivo de trabalho que atende os trabalhadores do grupo Coasul. A reunião de trabalho, foi realizada em Pato Branco (PR), na sede do Sintropab.

O acordo que tem vigência de 2 anos (1º de junho de 2023 a 31 de maio de 2025), compreende além da cooperativa agroindustrial, os trabalhadores da categoria ligados a Transcoasul [transportadora] e a Coasul Transportadora Revendedora Retalhista de Combustíveis [TRR].

Além de garantir o reajuste salarial de todas as categorias contempladas pelo acordo anterior em 6%, — vale destacar, que a inflação acumulada de junho de 2022 a maio de 2023, foi de 3,74%, portanto, o reajuste está 2,26% acima da inflação —, já para os funcionários, sem piso estabelecido no acordo, o reajuste é de 4%. Ainda foram estabelecidos os pisos salariais para as categorias de trabalho contempladas pelas novas empresas ligadas a cooperativa, que possuiu sede em São João.

Gratificações e prêmios

Também ficou estabelecido pelo acordo firmado, que os trabalhadores terão direito a gratificações e premiações levando em conta a assiduidade, sendo estabelecido valores para cada uma das unidades ligadas a cooperativa.

Com relação ao vale alimentação, o mesmo passa a vigorar de 1º de junho deste ano, em R$ 689,00. Nos casos dos trabalhadores que estiverem em trânsito, o empregado será reembolsado no que se refere a alimentação e estadia.