Na rotina diária dos trabalhadores do transporte estão os cuidados com a documentação, e o cumprimento do que é preconizado por lei. Prova, a necessidade da realização de exame toxicológico para os motoristas que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E.
Sempre atendo para atender as necessidades dos associados, o Sintropab (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Sindicato Motoristas, Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pato Branco), firmou nesta semana, parceira com o laboratório da Unimed para a realização de exames toxicológicos, com valores diferenciados.
Com o acordo, sócios da categoria e solidários, passam a pagar R$ 125,00, pelo exame toxicológico. O pagamento é realizado no laboratório da Unimed.
Basta retirar a requisição na sede do Sintropab e se dirigiram ao laboratório da Unimed, situado no cruzamento das ruas Tamoio e Iguaçu, em Pato Branco, para a realização do exame. O laboratório tem atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, sem fechar para o almoço, e aos sábados das 9h às 12h.
Fernando Lunardi, presidente do Sintropab, afirma que “o Sindicato sempre busca auxiliar seus associados. A exigência do exame toxicológico já está presente no dia a dia do motorista profissional, mas com as mudanças da legislação novas regas entraram em vigor, o que levou o Sintropab buscar uma nova parceira para ajudar a classe.”
O motorista deve ficar atento
Na sexta-feira (26), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou deliberação que deu novos regramentos para a realização do exame toxicológico.
Assim, os motoristas que possuem CNH com categorias profissionais devem ficar atentos a Deliberação nº 272, que estabelece que motoristas das categorias C, D e E, que ainda não regularizaram a situação deverão fazer de forma escalonada, levando em conta a validade na carteira de habilitação.
Ou seja, condutores com validade da CNH entre janeiro e junho terão até 31 de março de 2024 para realizar o exame toxicológico, enquanto que, condutores com validade da CNH entre julho e dezembro terão até 30 de abril de 2024 para realizar o exame toxicológico.
Vale lembrar que, condutores flagrados dirigindo veículos destas categorias com exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho; e 31 de maio, se a CNH vencer entre julho e dezembro. A multa para quem for flagrado dirigindo com o exame toxicológico vencido é de natureza gravíssima (cinco vezes) no valor de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.
Fonte: Assessoria com AEN